Matérias


Aura Magna: Projeto sem Fronteiras
O projeto musical Aura Magna promete tornar as fronteiras geográficas um mero detalhe, pois possui a colaboração de músicos de várias partes do globo. O tecladista Joel Assis de Porto Alegre conta com o apoio de Alexandra Adler, baixista e vocalista da cidade de Chernivtsi na Ucrânia, de Haris Kalabakakis, guitarrista de Chania na Grécia, do guitarrista Keita Corey Takanashi de Mitaka no japão e do baterista Jaakko Aalto de Valkeala, Finlândia. O projeto que tem fortes influências de heavy metal sinfônico e progressivo torna o mundo menor aproximando os seus integrantes de forma a ignorar os milhares de quilômetros que os separam.
A idéia de unir músicos de diferentes países já é bastante disseminada na internet, principalmente fora do país, e as “online video collaborations” já foram bem utilizadas por músicos da Bad Salad, pela Worldengine e pelo projeto Global Seisun. Alexandra Adler afirma que “como a maioria das bandas hoje em dia faz sempre a mesma coisa, temos algo simplesmente único nas mãos. Cada um de nós tem a experiência e a paixão pela boa música, então, com empenho no trabalho, alcançaremos os nossos objetivos.”
Quanto aos músicos que integram o projeto, as idades variam entre 17 e 36 anos e todos se interessaram pela idéia desde o início. Haris conta: “É maravilhoso, estamos muito entusiasmados com esse projeto, sentimos a amizade fluindo e isso é uma coisa ótima! A música conectando as pessoas faz dessa uma oportunidade para seguir um novo rumo de compor melodias. Eu já toquei em turnês em outros países, mas isso é diferente e me agrada. Eu mal posso esperar para tocar com esse time talentoso no palco.”
Todos os músicos da Aura Magna possuem projetos próprios em seus respectivos países, desenvolvidos independentemente uns dos outros. A idéia é divulgar esses materiais nos países de cada um dos outros integrantes, para estimular e valorizar o trabalho que cada um deles desenvolve até o momento.
“Todos os membros do grupo são inspiradores, então posso tocar mais entusiasmado” afirma o guitarrista Keita. As diferentes influências culturais prometem desenvolver um caráter impressionante, pois cada membro tem sua própria experiência pessoal e seu modo de interpretar a realidade, fato que rompe com a velha composição de banda onde os membros se unem somente baseados em suas semelhanças. “Acredito que a melhor parte disso é termos em comum somente o que importa de verdade: o amor pela música”, diz Joel.
Os integrantes da Aura Magna estão em constante contato através das redes sociais, planejando, trocando idéias e influências e desenvolvendo a sua amizade de modo cada vez mais intenso. “Eu desejo uma longa jornada juntos, uns encorajando e ajudando os outros” diz o baterista Jaakko, agradecendo pela oportunidade. Ele complementa: “Espero que cada um coloque seu melhor no que nós fizermos e que os mesmos se preocupem em escutar os outros membros, seus pensamentos e sugestões. Eu sei que meus desejos se concretizarão. Alguns deles já são reais, é maravilhoso ter pessoas tão inspiradoras para trabalhar junto comigo! Sei que criaremos ótimas canções e meu maior sonho é que um dia possamos tocar juntos no palco. Como disse Joel ‘Um milhão de milhas não é nada para aqueles que realmente querem fazer alguma coisa!‘ - Não poderia ter dito melhor!!” complementa o baterista Jaakko.

Nenhum comentário:

Postar um comentário